barra de transfêrencias Tenax Aços Especiais

O uso da barra de transferência na construção civil

16/01/2020
|
Comments off
|

A construção civil conta com uma variedade imensa de insumos, que são utilizados nas mais diversas atividades. Da fase de fundação ao acabamento, passando pela execução da estrutura, diversos materiais são de grande importância para a qualidade final e segurança da edificação. Entre esses itens, fundamental em pisos e pavimentos de concreto, está a barra de transferência.

Caso você seja um fornecedor da construção civil, um profissional ou mesmo alguém prestes a começar uma obra, e não saiba muito bem do que estamos falando, acompanhe este nosso novo artigo e aprenda mais sobre a barra de transferência.

Boa leitura!

O uso da barra de transferência na construção civil

barra de transfêrencias Tenax Aços Especiais

As  barras de transferência de aço CA-25 são produzidas a partir de barras redondas, lisas e retilíneas. Devem ser utilizadas em pisos, pavimentos e lajes de concreto, em todas as juntas quando é preciso transmitir as cargas verticais de uma placa para outra. 

É a barra de transferência que permite a realização dos movimentos horizontais de expansão e retração, provocados pela variação de temperatura em toda a estrutura.

Sua ausência faz com que cada placa de concreto trabalhe independente da outra, o que pode ocasionar aumento de tensão em pontos específicos. Assim, sua utilização evita fissuras e o empenamento do concreto, já que as bordas ficam protegidas.

Uma vez aplicada, a barra de transferência, desliza com facilidade no concreto porque são perfeitamente retilíneas e não possuem rebarbas ou amassamentos nas pontas.


As principais vantagens na utilização de barras de transferência

 

As principais vantagens na utilização da barra de transferência em uma obra são:

  • Fácil manuseio, conferência, estocagem;
  • Controle de fissuramento;
  • Reduzido número de juntas;
  • Maior planicidade, segurança e durabilidade;
  • Facilidade de rolamento;
  • Pouca manutenção;
  • Menor espessura;
  • Menor custo global.

 

Modo de aplicação 

 

A barra de transferência deve ser utilizada em pisos, pavimentos e lajes de concreto. Porém, adotam-se barras de transferência com diâmetros diferentes, de acordo com a espessura do piso ou pavimento, de acordo com as recomendações do American Concrete Institute (ACI) e do engenheiro responsável pela obra. 

 

Na maioria dos  casos, as barras de transferência são colocadas centradas em relação à espessura da placa e à distância de 30 cm umas das outras. Elas devem ser amarradas em suportes especiais (espaçadores treliçados), de uma maneira que fiquem totalmente paralelas entre si. 

 

A diferença entre o vergalhão e a barra de transferência

 

Não é raro que se confunda esses materiais, mas apesar de serem dois itens essenciais para a construção civil, eles devem ser usados em momentos diferentes:

  • Vergalhão: é um item fundamental quando se trata de dar suporte às estruturas de concreto, como pilares, vigas, etc. Sua superfície é nervurada e isso proporciona uma alta aderência ao concreto.
  • Barra de transferência: é utilizada entre as placas de concreto armado para distribuir as cargas sobre o piso, sendo aplicadas em pisos industriais, pavimentos, garagens, entre outros. Possui a superfície lisa.

A barra de transferência da Tenax Aços Especiais

 

A Tenax Aços Especiais, empresa brasileira fundada em 1963 e hoje a maior distribuidora de aços especiais no Rio de Janeiro, produz barra de transferência (CA – 25) nas bitolas de 10 a 40 mm,  fornecidas prontas para o uso no comprimento-padrão de 50 cm. 

 

Assim, se você precisa de barra de transferência ou outro produto, não deixe de procurar nossa empresa. Temos uma equipe de vendas especialmente treinada para atender os mais exigentes clientes, assegurando a total garantia dos produtos e acesso fácil a quaisquer informações ou dados técnicos referentes ao material pedido.